Pages

Saturday, December 8, 2012

Como Fazer Amizade com Alguém que Tentou Cometer Suicídio



Fazer Amizade com Alguém que Tentou Cometer Suicídio
Qualquer um que já tenha tentado suicidar-se precisa de amigos de verdade ao seu lado. Ser um desses amigos pode ser difícil e desafiador até que a pessoa consiga atravessar a crise que a levou a tentar suicídio em primeiro lugar. Tornar-se amigo de alguém que está muito depressivo pode ser ainda mais difícil. Entretanto, a recompensa pode ser um vínculo duradouro entre vocês dois e a melhor abordagem é aquela que é sincera.
  1. 1
    Seja honesto(a) com você mesmo(a). Você quer de verdade tornar-se amigo(a) desta pessoa ou você está apenas curioso(a) para saber o que a levou a tentar cometer suicídio? Se for o último caso, com certeza, você se demonstrará insincero(a) não importa o que faça.
  2. 2
    Considere os seus pensamentos e sentimentos sobre suicídio. Se você tiver uma ideia de que o suicídio torna essa pessoa "ruim" ou "má" de alguma forma, será difícil, ou até impossível, manter qualquer tipo de amizade. Por outro lado, se você é alguém que fica perplexo(a) ou entristecido(a) por alguém que tenta suicidar-se, existe chance de surgir uma amizade.
  3. 3
    Olhe para o passado da sua relação com essa pessoa. Como você tem tratado ele/ela? Se o contato entre vocês era de qualquer forma negativo, perceba que, na mente de uma pessoa depressiva, qualquer negatividade pode tornar-se uma uma fonte intensa de dor. Pode ser que, na maioria das vezes, você fez muito pouco ou nada para tornar as coisas ainda piores para esta pessoa. Neste caso, pule para o próximo passo.
  4. 4
    Desculpe-se sinceramente por qualquer coisa errada que você possa ter feito para esta pessoa no passado. Se você não consegue desculpar-se sinceramente por nada que você tenha feito, então, você precisa afastar-se e parar de pensar na possibilidade de uma amizade com esta pessoa.
  5. 5
    Intensifique os seus cumprimentos. Por exemplo, se antes você dizia "oi" para esta pessoa no corredor entre uma aula e outra, pergunte-a agora qual aula ela tem em seguida. Neste caso, você pode lamentar junto com a pessoa sobre aquele professor chato ou dizer "sorte sua" se ele/ela tiver aula com um professor que seja maravilhoso. A chave é abrir os caminhos para a comunicação.
  6. 6
    Descubra os interesses dele(a). Algum deles bate com algo que você também gosta? Se coincidir, você já vai ter um tópico bom para começar uma conversa.
  7. 7
    Fale dos seus interesses em comum de uma forma que faça sentido ter aquela conversa. Se for preciso, peça para conversar em uma hora específica sobre determinada coisa. Por exemplo, se você sabe que há um interesse em comum em jardinagem, fale algo como "Oi, eu tenho uma roseira e como o inverno está chegando, você tem alguma ideia sobre como cuidar dela?"
  8. 8
    Repita este processo de perguntas de vez em quando, mas de forma sincera. Não faça isso de forma muito frequente de modo que você se torne chato(a) ou irritante com suas perguntas, mas de maneira frequente o suficiente para que as sessões de perguntas e respostas se estendam para além do tópico original da conversa. Cerca de uma ou duas vezes por semana deve ser o suficiente.
  9. 9
    Convide-o(a) para ir à sua casa uma vez a cada alguns meses, para mostrar o progresso dos seus interesses em comum. Na verdade, neste ponto, você já deve sentir-se confortável o suficiente para simplesmente convidá-lo(a) para ir até sua casa.
  10. 10
    Repita isso como você faria com qualquer outro(a) amigo(a), pois a essa altura, se você ainda não tiver uma amizade propriamente dita, pelo menos já terá uma base bem sólida para uma.